Congresso Biodiversidade  Congresso Biodiversidade

Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia, futuras parcerias para o desenvolvimento regional

Na última terça-feira, 15/02, foi realizada uma reunião entre a Fapespa e o Programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia Bionorte  —   PPG Bionorte. Na reunião estavam presentes Marcel Botelho, presidente da Fapespa, Sandro Percario, coordenador do programa, Alberdan Silva, vice coordenador da PPG Bionorte e Jeannie Nascimento dos Santos, diretora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA — ICB. Foi apresentado o projeto de auxílio referente ao apoio da fundação na migração da coordenação do programa para a Universidade Federal do Pará — UFPA, onde no dia 01/03, será alocada no campus.

O PGG Bionorte é um programa exclusivamente de doutorado que congrega 26 instituições públicas de ensino e pesquisas no País. Entre algumas das instituições que compõem esta rede estão: o Museu Emílio Goeldi, Embrapa, Universidade do Estado do Pará — UEPA, Universidade Federal Rural da Amazônia — UFRA e vários outros, além de todas as 9 regiões da Amazônia Legal. Sua Coordenação Geral já esteve em diversas localidades, incluindo a Universidade Federal do Amazonas — UFAM e a Universidade Estadual do Maranhão — UEMA.

O Programa visa convergir conhecimentos e competências na formação de doutores com foco na biodiversidade e biotecnologia, com ações que contribuam para o desenvolvimento da Amazônia.

 

Segundo Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia

Durante o encontro, foi citado o fomento de apoio em algumas ações a serem desenvolvidas pelo programa e entre elas está a realização do Segundo Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia no estado do Pará, em agosto, no Hangar Centro de Convenções. 

O Congresso, visa promover a discussão científica sobre a integração entre biodiversidade e a biotecnologia amazônica, discutir e divulgar os procedimentos atuais utilizados para a conservação dos ecossistemas, estimular a utilização dos métodos modernos para o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos, além de aproximar docentes do setor produtivo para a geração de produtos tecnológicos e inovadores.

Segundo o coordenador Doutor Sandro Percario, ‘’precisamos integrar esses potenciais saberes individuais para transformar em uma grande massa coletiva e produtiva. O incentivo a essas redes de colaboração é um grande objetivo do evento’’.

 

Texto: Myckael Portugal
Fonte: https://www.fapespa.pa.gov.br/noticia/biodiversidade-e-biotecnologia-na-amazonia-futuras-parcerias-para-o-desenvolvimento