Congresso Biodiversidade  Congresso Biodiversidade

PPG-BIONORTE

O Programa de Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE) foi proposto pela Rede BIONORTE, tendo sido aprovado em 2011 pela CAPES com conceito 4. Trata-se de um programa de pós-graduação em rede, que oferece unicamente o curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia. Teve sua primeira turma iniciada em fevereiro de 2012 e engloba 26 instituições de Ensino e Pesquisa dos 9 estados da Amazônia Legal (Anexo 1), que oferecem 38 disciplinas (5 obrigatórias e 33 optativas), atuando em duas áreas de concentração com três linhas de pesquisa, conforme listado a seguir:

  • Área de concentração: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO
  • -Linha de Pesquisa 2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade
  • Área de concentração: BIOTECNOLOGIA
  • -Linha de Pesquisa 1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos

A estrutura organizacional do PPG-BIONORTE consiste em um Colegiado Geral, uma Comissão de Coordenação Geral, Colegiados Estaduais e Comissões de Coordenação Estaduais. A Comissão de Coordenação Geral (que esteve nos seus primeiros seis anos (fevereiro/2012 - fevereiro/2018) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM, Manaus/AM), passando para a Universidade do Estado do Maranhão (UEMA, São Luis/MA), onde esteve no período de março/2018 a fevereiro/2022. Atualmente está sediada na Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém/PA), com mandato para o período de março/2022 a fevereiro/2026.

O apoio recebido pelo PPG-BIONORTE em suas Coordenações Estaduais (CoE), oriundos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), é inegável. Várias CoE receberam recurso de custeio via Editais de Apoio à Pós-Graduação, entre elas a CoE-AM, CoE-MA e CoE-RO. As coordenações do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará recebem atualmente bolsas de Doutorado que, somando-se às Bolsas de Doutorado oriundas da CAPES, têm incentivado muitos doutorandos a realizarem teses de excelente qualidade. Vale a pena também mencionar, que também algumas Instituições, como é o caso da Universidade Estadual do Maranhão, destinam Bolsas de Doutorado ao programa (Anexo 2).

Com o objetivo de desenvolver atividades de gestão da inovação para estimular o uso sustentável da biodiversidade no Estado do Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM financiou o Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas - PGCT/AM-BIONORTE, no período de 2013 a 2015, visando realizar um amplo levantamento e gerar bancos de dados relativos à área de uso sustentável da biodiversidade, contendo informações como:

  • - Conjunto de ICTs da Amazônia Legal;
  • - Teses, dissertações e monografias sobre uso sustentável da biodiversidade;
  • - Projetos com potencial de geração de bioprodutos;
  • - Coletânea de estudos sobre cadeias produtivas de bioprodutos e seus principais gargalos;
  • - Conjunto de empresas da Amazônia cujos produtos sejam derivados da biodiversidade.

As informações levantadas e analisadas serviram para estreitar o relacionamento entre as ICTs e o Setor Empresarial, objetivando acelerar o desenvolvimento de tecnologias de geração de novos bioprodutos; orientar as atividades da Rede BIONORTE e do PPG-BIONORTE para que possam colaborar decisivamente no desenvolvimento de procedimentos que garantam o uso sustentável da biodiversidade amazônica; e subsidiar a definição de Políticas de Estado voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Até janeiro/2022 já foram titulados 422 doutores em biodiversidade e biotecnologia. Estão matriculados 355 doutorandos no programa em todos os estados da Amazônia Legal. Pode-se dizer que o PPG-BIONORTE já é um programa consolidado e cumpre adequadamente seus objetivos.

Mais informações podem ser obtidas no Portal BIONORTE:

www.bionorte.org.br.

Instituições de Ensino e Pesquisa que compõem o PPG-BIONORTE

Número de Docentes, Discentes matriculados, Egressos e Bolsistas do PPG-BIONORTE, distribuídos por Estado e por Agência de fomento

Estado N° Docentes N° Discentes N° Egressos Bolsistas FAP Bolsista CAPES Bolsista
Outra Fonte
AC 12 27 33 0 4
AM 29 61 75 30 15
AP 10 23 29 1 2
MA 47 78 84 19 6 2
MT 16 21 35 4 5
PA 40 58 57 7 9
RO 15 23 31 0 5
RR 10 14 23 0 3
TO 17 42 55 0 6
TOTAL 194 347 422 61 55 2