Congresso Biodiversidade  Congresso Biodiversidade

Palavra do Presidente

Prezados Participantes do 2º CBBBA,

Biodiversidade e biotecnologia são assuntos de destaque nas discussões atuais sobre políticas públicas, meio-ambiente, tecnologia e inovação, dentre outras. Porém, geralmente percebemos que a abordagem desses temas se faz de forma individualizada, ora destacando a biodiversidade, ora a biotecnologia.

Entretanto, nós do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), entendemos que há uma estreita relação de interdependência entre ambos. Nesse sentido, consideramos que, dentre vários fatores, a biodiversidade pode se constituir em fonte abundante de oportunidades para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos, enquanto o uso consciente da biotecnologia favorece a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, não esquecendo da formação de recursos humanos altamente qualificados e do fortalecimento das comunidades tradicionais envolvidas. Juntos, estes fatores resultarão em importante desenvolvimento sociocultural e econômico para a Região Amazônica.

Assim, com esta missão em pauta, realizaremos o 2º Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (2º CBBBA), buscando a atualização científica, o fortalecimento de associações entre os pesquisadores Amazônidas para incrementar o crescimento da ciência em nossa região, bem como estimular a integração entre a Academia, a Sociedade e o Setor Empresarial e, a partir daí, entender os anseios e as dificuldades reciprocas, para juntos delinearmos uma proposta de agenda positiva para a área da bioeconomia/biotecnologia da Amazônia Legal.

O evento foi carinhosamente pensado de maneira a contemplar os interesses de um público variado, a começar pelo formato híbrido, com transmissão virtual simultânea à realização presencial das sessões, como também pela escolha da cidade de Belém, que se pautou em sua localização mais central entre os estados da Amazônia Legal, na existência de diversas universidades e institutos de pesquisa associados ao BIONORTE, e na infraestrutura hoteleira e turística variada e atraente para os mais de 2000 participantes do evento.

Estou certo de que o 2º CBBBA promoverá importantes benefícios e trará novas perspectivas de crescimento individual, bem como de desenvolvimento para nossa região em múltiplos aspectos, contribuindo para minimizar as grandes disparidades regionais existentes em nosso país.

Sejam todos muito bem-vindos à Belém e ao 2º CBBBA!

Prof. Livre-Docente Sandro Percário
Presidente do 2º CBBBA