Congresso Biodiversidade  Congresso Biodiversidade

Biodiversidade da Amazônia

A Amazônia compreende um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta contendo uma rica biodiversidade de fauna e flora com alto grau de endemismo. Em uma área de quase quatro mil km² ela integra oito estados brasileiros e 125 unidades de conservação federal.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica - CEPAM é um Centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criado em 2006 como um dos primeiros Centros biomáticos do Instituto. Neste grandioso bioma, o Centro trabalha na geração e gestão de informações que subsidiam a implantação de medidas de conservação, monitoramento e aprimoramento das políticas ambientais voltadas a conservação da biodiversidade amazônica.

Nas atividades executadas pelo CEPAM, destacam-se o monitoramento da biodiversidade aquática amazônica, por meio da coordenação do Subprograma Aquático Continental do Programa MONITORA, a execução da Avaliação do Risco de Extinção das espécies de peixes continentais amazônicas, a atuação em Planos de Ação Nacional para a recuperação de espécies ameaçadas no bioma, participação em projetos de pesquisas e a realização de ações de Educação Ambiental.